19 de Outubro de 2007: um dia em cheio para o 2º Ciclo

Outubro 23, 2007 at 7:08 pm Deixe um comentário

No dia 19 do mês corrente veio à nossa escola uma voluntária missionária, que esteve dois anos na bonita ilha de S. Tomé e Príncipe. Vejam só que engraçado: a voluntária é antiga aluna desta Casa. Chama-se Daniela Lima e, como já devem estar a perceber, é irmã da nossa professora de Educação Física, a professora Ana Isabel.

O encontro com a Daniela começou às 9h20 com a Turma do 6ºA. Seguiu-se o 6º B e o 5º A. Uma breve apresentação da mesma e a palavra é dada à Daniela que nos falou de como tudo começou: desde os 4 anos que tinha desejo de ser missionária. Tudo aconteceu a partir de um filme visto na nossa escola, precisamente no mês das missões. A Daniela cresceu e esta ideia ia e vinha, ia e vinha… até que um dia resolveu procurar na internet organizações que trabalhassem e possibilitassem a formação para depois partir. Encontrou a ONG Leigos para o desenvolvimento, dos padres Jesuítas. Durante um ano fez formação e campo de trabalho aqui em Portugal. Ao fim de um ano fez um retiro de uma semana para pensar se estaria pronta ou não para dizer o seu sim e partir em missão. Ao fim de uma semana contactou a associação e disse o seu SIM. A partir dali, como ela mesmo diz “já nada era com ela. Teria só de esperar” que entrassem em contacto com ela. Até que esse dia chegou e a Daniela iria para S. Tomé e Príncipe dar aulas de Matemática e Física- e Química, seria responsável pela rede de bibliotecas e teria a sua acção apostólica na paróquia e nas “roças” (antigas casas coloniais e bairros na periferia da capital onde a pobreza era extrema). A Daniela com simplicidade e felicidade estampada no rosto partilhou um pouco da sua vida no meio deste povo e como trabalhou em conjunto com a comunidade de Leigos que com ela viviam. Partilhou muito da vida das crianças de S. Tomé e deixou uma mensagem: que todos fossemos missionários onde quer que nos encontremos e que nunca passássemos indiferentes a tantas situações de pobreza que há no mundo. Uma ajuda, mesmo que pequena, pode fazer a diferença. Todos ficamos a ganhar e quem sabe se deste encontro Deus toca o coração de alguém e convida, como fez com a Daniela, a partir, a viver esta vocação.

O nosso obrigado à Daniela pela sua disponibilidade, pela missão que realizou junto das pessoas mais carenciadas, pela alegria e zelo apostólico que comunicou, pela fé em Cristo que abraça toda a humanidade. Obrigada, Daniela, que Deus te abençoe.

Entry filed under: Em Foco. Tags: .

A NOVA BASÍLICA DE FÁTIMA Mini- voluntariado… um futuro a crescer!!!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Categorias

Outubro 2007
M T W T F S S
« Set   Nov »
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031  

%d bloggers like this: